Quanto custa um sorriso?

Hoje eu fui numa cidade aqui perto, pra resolver umas coisas e voltar no mesmo dia. Na volta, vinha comentando com uma tia como a terra tá judiada, como a seca tá maltratando e como isso é tão visível, tão gritante até mesmo pra gente que estava só passando pela BR. Durante a viagem, passamos por algumas pessoas que vendiam frutas, arriscando suas vidas no acostamento pra tentar conseguir uns trocados e enganar a fome. Numa dessas, resolvemos parar e comprar alguns cajus.
Imagem: Roedores de Livros



Olhei pelo vidro e vi um menino magrelo, pequeno (devia ter, no máximo, uns 6 anos) correndo em nossa direção e assumindo seu posto, do lado da bacia de cajus. "É 5 real, dona" - falou olhando pra minha tia, com um olhar tão vazio que doeu em mim. Lembrei que tinha uns doces na bolsa, tinha comprado pra levar pro meu sobrinho. Catei alguns, desci do carro, fiquei segurando enquanto observava a negociação pelas frutas. O menino me olhava, meio de rabo de olho e eu retribuía o olhar, sem saber o que falar. Terminada a venda, eu estendi os doces pra ele e ele ficou me encarando, sem saber o que fazer... "Pega, vai" - falei, sorrindo. Ele sorriu de volta, agradeceu e, como mágica, vi o olhar do pequenino se enxer de uma luz tão bonita!
Não sei o nome dele, mas gostaria muito de saber. Sei que foi pouco, foi só um pouco de açúcar que não vai fazer falta alguma pra mim, mas foi o preço de um sorriso tão bonito! O que custou quase nada pra mim foi muito pra ele, que desde pequeno tá na luta, de sol a sol pra conseguir um pouco de comida, trabalhando quando deveria estar estudando, brincando como toda criança. Não sei também se vou voltar a ver o pequenino-sem-nome, mas gostaria muito que isso acontecesse e que, da próxima vez, ao invés de um punhado de doces eu pudesse dar a esperança de um futuro bom pra'quele que, apesar de brasileiro, parece tão esquecido pela própria nação.

Você iluminou meu dia, menino.

Um beijo,
Carol Meireles

0 pitaco(s):

Postar um comentário

Fale o que pensa, comentários são bem vindos, educação também :)