Os fins justificam os meios?



Vivemos numa sociedade em que cada vez mais a filosofia do "tô nem aí" é adotada. Obviamente, como tudo nessa vida, a afirmação "os fins justificam os meios" pode ser aplicada tanto para o bem quanto para o mal.
Podemos dizer que ela está bem empregada quando se tem ambições completamente aceitáveis, dentre os padrões da ética e da legalidade. Um exemplo disso é que, se alguém quer muito um emprego ou almneja entrar numa boa universidade é necessário que ela estude, se esforce muitíssimo. Dessa forma, o fim (ter alcansado o tão sonhado emprego, ou ter entrado na tal universidade) vai justificar os meios (nesse caso, as horas de dedicação total aos livros).
Porém, existe também o, digamos, "lado negro da força"(me inspirei em Power Rangers, bjs): pessoas inescrupulosas gananciosas que simplismente não vêem, ou não querem enxergar o que se passa diante dos próprios olhos. Diariamente, pessoas são pisadas, maltratadas (fisica e emocionalmente) por outras que se acham no direito de levantar a cabecinha e seguir em frente, sem se importar com os "pequenos"..
Em uma era em que Deputados dizem estar "se lixando" pra opinião do povo, cabe a nós apenas crer que ainda existem cidadãos honestos, com escrúpulos e que sabem respeitar cada um com sua individualidade, cada um crescendo ao seu modo. Se bem que, a cada momento que se passa, se torna mais difícil acreditar que o sistema ainda vai mudar.
No mais, encerro meu post com uma perguntinha, não é necessário que ela seja respondida, apenas quero que cada um reflita sobre ela.
Qual é a diferença, entre os olhos que não vêem e os que não querem enxergar?

Para o Blorkutando

3 pitaco(s):

Anônimo disse... [Responder comentário]

Carol, muito bom seu texto!
Acho que realmente essa coisa de usar o fim pra justificar os meios depende muito do modo de ver o mundo que a pessoa utiliza, tem gente que simplesmente não tá nem ai pro que a sociedade diz ser moralmente correto ou incorreto!

Adoooo-rei seu blog, de verdade!
Vou seguir =)

beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Oie, seu blog é muito fofinho, de vez em qndo e dou as caras por aki, pq eu o acho muito interessante seus posts!
Beijos
PS:virei seguidoraa "/

Yas B. disse... [Responder comentário]

Os fins justificam os meios quando respeitamos o outro e seu direitos, quando mantemos nossos principios. De outra menira não seria honravel o fim,
:)

http://yas.carly.zip.net/

Postar um comentário

Fale o que pensa, comentários são bem vindos, educação também :)